Educação
que incentiva
a autonomia

A chegada ao Ensino Fundamental é um grande marco na vida das crianças. Elas passam por várias mudanças cognitivas e emocionais e entram mais intensamente no mundo letrado.
O UNOi potencializa a curiosidade nesse novo ciclo, incentivando a criatividade, a socialização, a autonomia e o fortalecimento da identidade do aluno.
Recursos Curriculares
Além de assegurar o letramento e a alfabetização dos alunos, os primeiros anos do Ensino Fundamental também têm um papel importante para a construção de conceitos fundamentais e habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, memória e resolução de problemas, e socioemocionais, como empatia, comunicação, colaboração e autocontrole.
Por meio de vivências educativas que carregam um significado profundo, o UNOi disponibiliza ferramentas que estimulam a criatividade, o raciocínio crítico, a autonomia, os valores éticos, o trabalho em equipe e a compreensão das questões sociais e ambientais dos alunos.
-
Livros digitais para os estudantes, com questões interativas e conteúdo multimídia.
-
Propostas inovadoras e interdisciplinares no TRAJETOi, com o uso de metodologias ativas, planejamento reverso e aprendizagens visíveis.
-
Programas que desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.
-
Conteúdo exclusivo de Educação Física sobre diversas modalidades.
-
Programa que desenvolve o letramento digital e as habilidades de programação.
-
Projetos atitudinais que promovem a conscientização em relação à sustentabilidade, às culturas africanas e aos povos indígenas.
Espaço Maker
Permite aos alunos experienciar atividades e colocar a mão na massa! As atividades maker desenvolvem aprendizes autônomos, capazes de tomar decisões e resolver problemas. No UNOi, temos atividades maker vinculadas ao conteúdo curricular e propostas para uso livre. É o salto do aprender a conhecer para o aprender fazendo.
Os recursos de aprendizagem do UNOi promovem a colaboração, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade. De modo inovador, o espaço maker contribui para o desenvolvimento dessas competências, por meio de sequências de atividades pensadas para o desenvolvimento integral do estudante.
-
Mobiliário
-
Materiais consumíveis
-
Ferramentas manuais
-
Kit de eletrônica
reconhecem que o ambiente maker agrega valor ao dia a dia escolar*
*Dados coletados em pesquisa realizada com escolas UNOi em novembro/2022.
Programas
Aprender a pensar
DO 1º AO 5º ANONeste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem, como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.
Aprender a ser
DO 1º AO 5º ANOAs crianças muitas vezes não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.
Aprender a filosofar
DO 2º AO 5º ANOAs palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.
Turing: uma aventura tec
DO 1º AO 5º ANOEste programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.
Projetos atitudinais
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
Viver Pindorama
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, o projeto visa construir uma imagem plural dos povos indígenas, valorizando suas contribuições para a sociedade.
Família, escola, UNOi: ideias para educar hoje
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.
Educação Bilíngue
A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.