ATITUDE | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Bagagem para o futuro
No Ensino Fundamental Anos Finais, onde o aluno começa a entender o seu lugar no mundo, o UNOi utiliza recursos que desmistificam o erro, enfatizam princípios éticos e valorizam as conquistas individuais e coletivas, facilitando uma transição positiva para o Ensino Médio.
Novos professores, novas responsabilidades, mudanças físicas, neuronais e muitos questionamentos: essa etapa demanda dos estudantes bastante flexibilidade e autorregulação.
O UNOi promove uma aprendizagem dinâmica, que desmistifica o erro e valoriza as conquistas individuais e coletivas.
Recursos Curriculares
Solidificar a assimilação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades constitui parte dos objetivos fundamentais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa que também busca preparar os alunos para a integração em diversas esferas da sociedade, incluindo a tecnológica, a cultural e a da cidadania.
Com a intenção de facilitar uma transição serena e positiva para o Ensino Médio, o UNOi emprega uma variedade de recursos que enfatizam os princípios éticos e sustentáveis. Esses recursos não apenas auxiliam na capacidade de interação dos indivíduos com a sociedade, mas também promovem um desenvolvimento integral.
Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.
-
Livros digitais para os estudantes, com atividades interativas e conteúdo multimídia.
-
Propostas de aulas ativas no conteúdo curricular, com temas interligados à revista do PROJETOi.
-
Programas que desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.
-
Conteúdo exclusivo de Educação Física sobre diversas modalidades.
-
Programa que desenvolve o letramento digital e as habilidades de programação.
-
Projetos atitudinais que promovem a conscientização em relação à sustentabilidade, às culturas africanas e aos povos indígenas.
Media Lab *
O Media Lab é um espaço de criação para as novas mídias. Um laboratório focado na inovação, preparado com tudo aquilo que é necessário para a produção de conteúdos que conversem com as plataformas que os alunos mais utilizam. Na hora de fazer a inspiração virar realidade, nossos equipamentos apoiam os alunos na produção de fotografias, podcasts, vídeos e muito mais.
*O modelo pode variar de acordo com o contrato.
-
Equipamento de áudio
-
Equipamento de vídeo
-
Iluminação
-
Ferramentas complementares
reconhecem que o Media Lab agrega valor ao dia a dia escolar*
*Dados coletados em pesquisa realizada com escolas UNOi em novembro/2022.
Programas
Aprender a pensar
6º e 7º ANOSNeste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem e como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.
Aprender a ser
6º ANOMuitas vezes, as crianças não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.
Aprender a filosofar
6º e 7º ANOSAs palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.
Turing: uma aventura tec
Ensino Fundamental: 6º anoOs estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. E mais: aprendem a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico. Esse programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital.
Turing: a lógica de programação
Ensino Fundamental: 7º anoOs estudantes aprofundam o aprendizado sobre programas, algoritmos e conteúdos digitais aliados ao uso seguro da tecnologia. Pesquisa avançada, raciocínio lógico, trabalho colaborativo, processo criativo são habilidades que se tornam ainda mais desafiadoras para o avanço do aprendizado. Esse programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital.
Projetos atitudinais
Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.
Viver Pindorama
Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, este projeto – temático e não seriado – propõe a valorização dos povos indígenas e de suas contribuições, de ontem e de hoje, na formação das culturas e das identidades brasileiras. O projeto pretende construir uma imagem plural dos povos indígenas, dando visibilidade aos povos que vivem no Brasil e despertando nossa empatia diante de suas lutas, seus costumes e seus valores.
Família, escola, UNOi: ideias para educar hoje
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.
Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.
ProgramaBilíngue
A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.