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4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula

Inovação educacional
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A cultura maker surgiu a partir do movimento “faça você mesmo”, ou DIY, tendo como base a premissa de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos.

Atividades e projetos maker podem ser implementados pela escola para aproveitar os benefícios que essa metodologia tem a oferecer. É o que possibilita ir além de simplesmente aprender a conhecer para passar a aprender na prática.

Em geral, projetos maker são realizados em um ambiente próprio para isso. Também é fundamental que a estrutura conte com materiais de prototipagem, que costumam ser alicates, cola quente, materiais de eletrônica, entre outros.

Confira a seguir 4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula na sua escola:

1. Criação de autômatos

Autômatos são máquinas ou dispositivos que funcionam sem a ajuda de eletricidade, como um relógio de corda, por exemplo.

Os alunos podem ser divididos em equipes para utilizar materiais de prototipagem, como cola quente e materiais de eletrônica, para conceber suas produções. É possível estabelecer um tema e convidar os alunos a desenvolverem autômatos relacionados a ele.

2. Representação de histórias

Os recursos maker podem ser utilizados para criar histórias e representar ambientes para tratar de algum assunto específico. Por exemplo, uma abordagem possível é convidar os alunos a criarem uma história relacionada à diversidade da vida na Terra a partir do uso dos materiais de prototipagem.

O objetivo da atividade é que os alunos aprendam a realizar representações de seres vivos e elementos da natureza a partir de seus materiais. Também é importante que consigam estabelecer relações dos seres vivos dentro de ambientes diversos.

3. Processo de invenção

O objetivo é que os alunos vivenciem um processo de invenção através do uso de tecnologias e ferramentas de prototipagem disponíveis para criar suas produções.

Isso possibilita que eles exercitem, de maneira colaborativa e em todas as etapas do processo de prototipagem, o pensamento lateral e a criatividade. Ao idealizar e gerar um artefato tecnológico, os alunos estarão desenvolvendo diversas habilidades comunicacionais e de percepção, desde o esboço até a execução e apresentação do protótipo.

4. Estruturas ocultas

Essa atividade consiste em convidar os alunos a investigarem elementos “escondidos” nas paredes de moradias, os quais permitem o funcionamento de estruturas de uma residência, como sistema de esgoto, acesso a energia elétrica, abastecimento de água, entre outros.

Isso pode ser feito por meio da interação com um kit que representa cada objeto para que os alunos levantem alunos levantem hipóteses e formem opiniões sobre as infraestruturas consideradas básicas para uma moradia.

Essas dicas de projetos maker são apenas o ponto de partida para você começar a introduzir essas atividades no dia a dia da sua escola. Como qualquer outro aspecto de aprendizagem, é necessário pensar no valor de cada atividade para o seu projeto pedagógico e sempre buscar novas referências para aprimorar a sua atuação.

Logo do UNOi no fundo degrade verde.
Conteúdo UNOi

UNOi é um projeto educacional que integra capacidades cognitivas e socioemocionais, fortalecendo talentos para que crianças e jovens sejam curiosos, criativos e autênticos.

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