Se há uma certeza em torno do papel das escolas é a de que elas contribuem, definitivamente, para que os alunos se tornem cidadãos conscientes e capazes de transformar a realidade à sua volta. E isso se dá na medida em que os educadores e as instituições abordam temáticas que vão além do conteúdo programático. O desafio é grande, mas com criatividade e um bom planejamento é possível fazer com que o conteúdo de matemática e de literatura, por exemplo, sirvam de convite para reflexões em torno de pautas urgentes, como diversidade, inclusão e sustentabilidade.
Inclusive, temos uma pergunta: você sabia que a Base Nacional Comum Curricular – documento normativo da Educação Básica no Brasil – demanda que as organizações educacionais trabalhem com o tema da sustentabilidade? Isso se dá com a seguinte finalidade:
“Espera-se, desse modo, possibilitar que esses alunos tenham um novo olhar sobre o mundo que os cerca, como também façam escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.” – Base Nacional Comum Curricular
Há uma ótima abordagem para que as instituições possam colocar o assunto em discussão: utilizar como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS. Para quem nunca ouviu falar neles, nós explicamos: um conjunto de critérios e práticas que segundo a Organização das Nações Unidades (ONU) são apelos globais para acabar com mazelas como a pobreza e, ainda, proteger o meio ambiente e combater os efeitos climáticos, garantindo que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. Além disso, a BNCC está alinhada com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da ONU, quando define as 10 competências gerais: “Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL, 2013)3, mostrando-se também alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). (BNCC, p.8)
Os 17 objetivos tratam de/da:
● Erradicação da pobreza;
● Fome zero;
● Boa saúde e bem-estar;
● Educação de qualidade;
● Igualdade de gênero;
● Água limpa e saneamento;
● Energia acessível e limpa;
● Emprego digno e crescimento econômico;
● Indústria, inovação e infraestrutura;
● Redução das desigualdades;
● Cidades e comunidades sustentáveis;
● Consumo e produção responsáveis;
● Combate às alterações climáticas;
● Vida debaixo d’água;
● Vida sobre a Terra;
● Paz, justiça e instituições fortes;
● Parcerias em prol das metas.
Como é possível observar, os propósitos dos ODS exploram esferas sociais e ambientais e, no contexto da sustentabilidade, existem diversos assuntos que podem ser abordados para que as crianças e os adolescentes realizem atividades que ajudem no desenvolvimento moral e crítico, além de impulsionar práticas sustentáveis.
Então, quais projetos podem ser desenvolvidos na escola com essa temática? Anote algumas ideias!
● Promova a coleta de água da chuva para utilizar na limpeza de áreas comuns como o pátio da escola.
● Apresente aos alunos a importância da coleta seletiva e explique como ela deve ser realizada. E, claro, não esqueça de adotar essa prática na escola!
● Faça oficinas de artesanato com base em materiais recicláveis e transforme-os em novos objetos.
● Crie uma horta e envolva os alunos em todo o processo, da preparação do terreno à distribuição do alimento!
● Incentive o uso racional da água e da energia.
● Conscientize as crianças sobre a importância do consumo inteligente de recursos não-renováveis.
● Incentive o reaproveitamento de livros e outros objetos que possam ser deixados como herança para as próximas turmas.
Para os alunos mais velhos, é possível até mesmo levar esse assunto para o plano de aula de outras matérias:
● Geralmente, temas atuais e importantes para a sociedade são demandados nos vestibulares. Então, que tal solicitar uma redação com o tema “Crise hídrica no Brasil” ou “Consequências globais causadas pelo desmatamento da Amazônia”? Além de fazer os adolescentes refletirem sobre o tema, é necessário que eles escrevam uma solução para o problema.
● Nas disciplinas de geografia e de biologia, é possível estudar o solo, a seca e o aquecimento global, por exemplo.
● Juntando dois assuntos importantes, finanças e sustentabilidade, promova um bazar beneficente, engajando os alunos tanto na obtenção das doações quanto na gestão do dinheiro a ser captado. De maneira democrática, determinem quais organizações serão apoiadas e criem indicadores para saber quais resultados positivos o montante total gerou.
E, claro, apresente aos estudantes quais ações podem ser realizadas em casa para que a sustentabilidade seja uma prática do cotidiano, presente em todos os lugares e adotada por todos os membros da família, como:
● Não lavar calçadas com mangueiras.
● Ensaboar a louça de uma só vez.
● Apagar as luzes ao sair de um cômodo.
● Evitar abrir e fechar a geladeira diversas vezes.
● Fechar a torneira enquanto escova os dentes.
Benefícios de usar energia limpa nas escolas
Usar energia limpa nas escolas é uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de usar energia limpa nas escolas é uma forma de promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento social.
A energia solar, por exemplo, pode gerar economia na conta de luz e servir como um recurso didático para os alunos aprenderem sobre sustentabilidade e ciências.
E, para ajudar nesse processo, conte com uma empresa especializada em energia solar, como a Holu! Uma companhia que oferece serviços integrados de energia: produção, inovações e administração para reduzir custos com sustentabilidade e eficácia. Conheça as soluções!
Dicas anotadas? A sustentabilidade é um tema que deve ser sempre lembrado. Afinal, com a ajuda de todos, estaremos transformando o mundo em um lugar melhor. Podemos contar com você?