Na era digital, onde a tecnologia se torna cada vez mais presente em nossas vidas, preparar as novas gerações para os desafios do século XXI é fundamental. É com essa visão que a Copa Turing chega à sua 5° edição. A iniciativa do UNOi desafia os alunos do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental a usarem a criatividade e a tecnologia para solucionar problemas complexos e reais.
Mais do que uma competição interescolar, a Copa Turing representa uma experiência verdadeiramente transformadora, uma jornada de aprendizado excepcional. Além de incentivar os alunos a explorarem diversas áreas do conhecimento e a aplicarem habilidades como pensamento computacional, resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação, o torneio também visa desenvolver nos estudantes as mais diversas competências do século XXI, tais como:
- Promover a ética;
- Aprimorar o pensamento investigativo;
- Estimular processos criativos;
- Construir aprendizagens significativas;
- Fomentar o respeito entre técnicos e colegas de equipe;
- Propor soluções para desafios complexos;
- Facilitar a aprendizagem em equipe;
- Promover a colaboração;
- Desenvolver a autorregulação e o raciocínio lógico;
- Estimular a autoconfiança;
- Proporcionar o domínio de ferramentas tecnológicas;
- Aprimorar a comunicação clara e objetiva.
Na 5ª edição do torneio on-line, tendo como tema central “Desenvolvimento e Tecnologia a favor dos povos originários brasileiros”, o UNOi convoca os alunos das escolas parceiras a desenvolverem soluções inovadoras para promover o letramento digital no Brasil e fortalecer a alfabetização digital das comunidades indígenas do país.
Dividida em 3 categorias, este ano a Copa Turing terá como eixos temáticos:
- Primary One: Destinada a alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, com o tema “Imaginação: As lendas e influências dos povos originários”.
- Primary Two: Voltada para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, abordando o tema “Expedição: A riqueza dos povos originários”.
- Junior: Direcionada aos alunos do 6º e 7º ano, com o tema “Documentação: Stories dos povos originários”.
Durante o ano, todos os participantes irão desenvolver soluções tecnológicas dentro de seus respectivos eixos temáticos, enfrentando desafios propostos no torneio. Ao final da Copa Turing, serão premiados os três projetos que somarem o maior número de pontos entre os desafios realizados, reconhecendo o talento e a dedicação dos nossos alunos e escolas.