• Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
        Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental
        Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou UNOi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre Aqui Seja UNOi
  • Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou Unoi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre aqui Seja UNOi

Integração entre sala de aula e ambientes virtuais no Colégio Certus

Práticas pedagógicas
FacebookLinkedInTwitterEmailWhatsApp

Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos, atividades, metodologias e públicos.

Falar em educação híbrida significa partir do pressuposto de que não há uma única forma de aprender e, por consequência, não há uma única forma de ensinar.

O trabalho dentro da sala pode estar aliado ao uso das tecnologias digitais e propiciar momentos de aprendizagem e troca que ultrapassam as barreiras da sala de aula. Aprender com os pares torna-se ainda mais significativo quando há um objetivo comum a ser alcançado pelo grupo.

Foi pensando nisso que, junto com os Professores Rogério Escribano e Juliana Celestino, comecei a utilizar técnicas que integram a tecnologia em sala de aula e convidam os alunos a serem os pilares centrais do processo de aprendizado.

O Google Classroom (sala de aula virtual) está sendo utilizado pelos estudantes do sétimo ano nas aulas de Técnica de Redação para produzir um artigo científico no editor de texto que permita que os grupos colaborem, em um único documento, com um ambiente de processamento baseado em nuvem.

A temática abordada no artigo trata sobre a Taxonomia do Reino Plantae, conteúdo que está sendo estudado na disciplina de Ciências e de Iniciação Científica. Além da produção do artigo científico os alunos descreveram, identificaram e classificaram as 110 árvores do espaço de área verde do colégio.

Para a realização da atividade utilizamos o modelo do laboratório rotacional. Dividimos os alunos em dois grupos: um grupo desenvolveu atividades no laboratório de computação (Sala Digital do Colégio) e o outro permaneceu ora no espaço de área verde do colégio, ora no Laboratório Científico, que frequentemente é a sala de aula dos alunos durante as aulas de Iniciação Científica. Ao final do período proposto, os grupos trocaram de lugar e, assim, usaram os diferentes métodos para complementar o entendimento sobre o tema da aula.

A prática também está possibilitando o trabalho com as seguintes estratégias de pesquisa:

  1. Escolher os termos de pesquisa mais adequados;
  2. Entender o resultado da busca;
  3. Restringir a pesquisa para chegar a melhores resultados;
  4. Avaliar a credibilidade da fonte de informação;
  5. Orientar o aluno sobre como realizar pesquisas na internet e, principalmente, fazer uma filtragem do que ele pode aproveitar entre tudo o que é oferecido a ele.

É importante que o aluno tenha uma postura crítica em relação a tudo o que lhe é ofertado a partir de uma busca na internet. Principalmente, o aluno deve saber saber direcionar e filtrar as informações que são importantes e confiáveis.


Texto enviado pela professora Patrícia Salgado, em parceria com os professores Rogério Escribano e Juliana Celestino

Logo do UNOi no fundo degrade verde.
Conteúdo UNOi

UNOi é um projeto educacional que integra capacidades cognitivas e socioemocionais, fortalecendo talentos para que crianças e jovens sejam curiosos, criativos e autênticos.

Este conteúdo foi útil?
Muito! Sim Não

Leia também

Escola
Como contar histórias para crianças de forma envolvente e educativa? Aprenda!
Família
O que significa ter atitude na educação dos filhos?
Família
Inovação na sala de aula: como isso impacta o futuro do seu filho?
Escola
Como engajar a Geração Z no Ensino Médio: estratégias educacionais eficazes
Escola
BNCC: entenda a Base Nacional Comum Curricular e sua importância
Família
A importância da certificação internacional na formação acadêmica do seu filho
Venha fazer parte! Seja uma escola UNOi
Nossa Solução
  • Pedagogias Líquidas
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
      Anos Iniciais
    • Ensino Fundamental
      Anos Finais
    • Ensino Médio
  • Conectividade
    • Consultoria Pedagógica
    • Marketing Educacional
    • Tecnologia Educacional
  • Inteligência de Dados
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
Blog

Já sou UNOi

  • Sou Estudante
  • Sou da Família
  • Sou da Escola

Institucional

  • Código de Ética
  • Código de Ética Prisa
  • Código Fornecedores
  • Aviso de Privacidade
  • Solicitação de Dados
  • Canal de Denúncias

Assine nossa newsletter!

Um jeito fácil e prático de acompanhar tudo o que preparamos para você!

Rua Padre Adelino, 758
Quarta Parada, São Paulo, SP

0800 770 3004
De segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs
unoi.com.br
Uma solução da
Política de Privacidade Termos de Uso
Seja UNOi Compre aqui
Uma solução da
© UNOi 2025 - Todos os direitos reservados
Design por Megalo