Compreender a nós mesmos já é, por si só, uma conquista e tanto, não é mesmo?! Mas viver em sociedade exige ainda mais: é preciso escutar com atenção, respeitar as diferenças, lidar com frustrações e manter relações saudáveis e empáticas. Se, para os adultos, tudo isso já representa um desafio constante, imagine para crianças e adolescentes que ainda estão em processo de desenvolvimento social e emocional.
Como um espaço de formação cognitiva, cultural e socioemocional, a escola exerce um papel fundamental no processo de construção de indivíduos plenos. Afinal, é nela que os estudantes adquirem não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também desenvolvem valores, habilidades de convivência, respeito à diversidade e compreensão sobre si mesmos e sobre o mundo à sua volta.
No entanto, dados mostram o quanto o ambiente escolar tem precisado de mais atenção. Para se ter uma ideia, a violência escolar mais do que triplicou no Brasil nos últimos 10 anos. Entre 2023 e 2024, mais de 6 milhões de estudantes relataram ter sofrido algum tipo de agressão ou violência no ambiente escolar. Esses números evidenciam a atual urgência de preparar os alunos não só para aprender, mas também – e sobretudo – para conviver de maneira saudável e respeitosa em sociedade.
Diante desse cenário, somos convidados a transformar a realidade escolar em um espaço mais acolhedor, empático e consciente. É justamente por isso que a educação socioemocional é tão importante.
Muito mais que um complemento ao conteúdo acadêmico, a educação socioemocional é o alicerce para o desenvolvimento integral dos estudantes. Ela trabalha competências como o autoconhecimento, a autorregulação emocional, a empatia, a colaboração e a tomada de decisões responsáveis. Em outras palavras, prepara crianças e adolescentes para enfrentar os desafios da vida em sociedade com mais sensibilidade, respeito e responsabilidade – consigo mesmas e com o próximo.
É nesse contexto que surge o Fluir, o novo programa socioemocional do UNOi. Desenvolvido especialmente para os alunos do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), o programa une literatura, reflexão e vivências significativas para promover a formação integral dos alunos.
Fluir: o poder da literatura no desenvolvimento socioemocional dos estudantes
Acreditamos que a literatura é uma das poucas formas de traduzir – com tamanha profundidade – o universo socioemocional. É por isso que, no Programa Fluir, os livros são a principal ferramenta de conexão entre o mundo interior dos estudantes e as experiências coletivas vivenciadas dentro e fora da escola.
Com o Fluir, ao abrirem um novo livro, os alunos são convidados a explorar emoções, desafios e diferentes formas de ver o mundo – o que amplia o repertório emocional e promove o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a convivência em sociedade, além do autoconhecimento e da formação integral de cada estudante – é claro!
Em outras palavras, por meio da leitura, crianças e adolescentes têm a oportunidade de se reconhecer em personagens, refletir sobre suas próprias atitudes e compreender melhor o outro. Isso porque muito mais que ensinar sobre o ser humano, a literatura também revela, inspira e transforma – e é justamente por isso que ela se alinha de forma tão única e assertiva ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
No vídeo a seguir, Rodrigo Pucci, gerente de produtos do UNOi, compartilha mais detalhes sobre o Programa Fluir e reforça a importância de cultivar as habilidades socioemocionais no contexto escolar. Uma reflexão valiosa! Confira:
Mas afinal, como o Fluir funciona?
O programa conta com uma metodologia baseada em três dimensões fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes:
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Dimensão Emocional
Este pilar incentiva o estudante a voltar o olhar para si mesmo, reconhecendo e nomeando suas emoções, desenvolvendo o autoconhecimento, a autorregulação e a capacidade de lidar com os próprios sentimentos de maneira mais saudável.
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Dimensão Social
Nessa dimensão, o foco é ampliar o olhar para além de si, compreendendo e valorizando o outro. O estudante é incentivado a desenvolver atitudes de empatia, respeito, cooperação e escuta ativa, por exemplo.
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Dimensão Cultural
Une todas essas vivências, conectando os conteúdos às realidades dos alunos, valorizando suas origens, identidades e repertórios. Esta dimensão fortalece o senso de pertencimento e estimula o reconhecimento e a valorização da diversidade como parte essencial da experiência humana.
A partir da articulação dessas três dimensões, que se entrelaçam por meio da literatura, a cada bimestre os estudantes são convidados a explorar uma nova obra literária. O projeto se desenvolve ao longo de seis a oito encontros semanais, com cerca de uma hora/ aula de duração cada.
Nos quatro primeiros encontros, o foco está na vivência literária, com atividades propostas antes, durante e após a leitura. Já os encontros seguintes se voltam para o desenvolvimento socioemocional, promovendo reflexões, diálogos e conexões entre a narrativa, as emoções despertadas e a realidade dos alunos.
Ao final de cada projeto, isto é, no último encontro, os estudantes realizam o metaregistro, um momento onde refletem e expressam o que viveram, sentiram e aprenderam ao longo da experiência.
Um programa completo, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Estruturado para atender a todo o Ensino Fundamental. A cada ano, cada estudante recebe:
- 4 livros de literatura cuidadosamente selecionados.
- 2 cadernos de registro, onde poderá expressar suas percepções, sentimentos e descobertas.
Isso significa que, ao final dos nove anos do Ensino Fundamental, cada estudante vai ter lido 36 livros de literatura e participado de cerca de 288 encontros dedicados ao desenvolvimento emocional e social. Incrível, não é mesmo?!
E não para por aí! Os professores, por sua vez, contam com material de apoio completo, com orientações detalhadas e sugestões de atividades para cada encontro, promovendo segurança e criatividade na condução das experiências.
Quer saber como o Programa Fluir se concretiza no dia a dia da escola? Assista aos depoimentos de educadores e estudantes que vivenciaram de perto essa experiência sensível, enriquecedora e transformadora:
Aqui, a família também participa!
É fato que o desenvolvimento socioemocional não acontece apenas no ambiente escolar. Por isso, o Fluir também promove o Clube do Livro para Famílias – uma iniciativa superlegal que convida os pais e responsáveis a se envolverem na leitura e nas reflexões propostas pelo programa, ampliando os laços entre escola e casa e fortalecendo a formação dos estudantes.
Fluir é mais do que um programa. É um convite à transformação!
Com o Fluir, o desenvolvimento socioemocional deixa de ser apenas um conceito e passa a ser vivenciado de forma concreta, sensível e integrada à rotina escolar. Mais do que preparar alunos para os desafios do mundo, o programa contribui para formar pessoas mais conscientes, empáticas e plenamente conectadas consigo mesmas e com os outros.
Aqui, a literatura é o ponto de partida para diálogos profundos, descobertas emocionais e construção de vínculos afetivos. É com ela que escola, estudantes e famílias se unem para formar uma geração que sente, pensa, se expressa e transforma o mundo ao seu redor.
Venha fluir conosco!