Na obra Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso, de Grant Wiggins e Jay McTighe, os autores criticam os “dois pecados capitais” das práticas tradicionais de planejamento: ensinar pensando apenas na cobertura descontextualizada de todo o conteúdo ou ensinar apenas com foco nas atividades (por melhores que sejam). Segundo eles, na melhor das hipóteses, essas práticas levam à aquisição de novas aprendizagens de modo acidental. Muitas vezes, os professores se enganam ao pensar que a aprendizagem é a atividade em si. Para aprender de fato, o estudante precisa refletir sobre o significado e o propósito do que realiza.
Essa abordagem revolucionária se destaca por sua ênfase na compreensão profunda e duradoura dos conteúdos por parte dos alunos e baseia-se em uma estrutura sólida, composta por três etapas interconectadas:
Estágio 1: Identificação dos resultados de aprendizagem desejados
Para quais tipos de capacidades importantes esse conteúdo de ensino nos equipa para a vida?
Estágio 2: Determinação de evidências autênticas
Quais avaliações, tarefas, atividades ou desempenhos dos estudantes revelam as compreensões essenciais?
Estágio 3: Plano de aprendizagem
Quais experiências e atividades possibilitarão aos estudantes alcançar os resultados desejados?
Essa abordagem inverte a lógica tradicional de ensino, colocando o foco primeiro nas metas finais de aprendizagem, em vez de começar pelas atividades que serão realizadas. Isso permite aos educadores uma clara definição dos objetivos a ser alcançados, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente.
Vantagens do planejamento reverso
Objetivos consistentes.
A abordagem de Wiggins guia os educadores a identificar os resultados de aprendizagem desejados desde o início do planejamento, permitindo um direcionamento claro para as atividades e as avaliações. Isso evita a fragmentação dos conteúdos e ajuda os alunos a compreender a relevância do que estão estudando.
Ênfase na compreensão real.
Por meio dessa abordagem, o foco é colocado na compreensão profunda dos conceitos, em vez de valorizar apenas uma memorização temporária. A proposta incentiva a transferência do conhecimento para situações do mundo real, promovendo a aprendizagem significativa.
Avaliações autênticas.
Os autores defendem a utilização de avaliações autênticas que espelhem desafios da vida real. Essas tarefas de desempenho permitem que os educadores avaliem o entendimento dos alunos de maneira mais precisa, em vez de se concentrarem apenas em testes padronizados.
Preparação para a vida.
Ao priorizar a compreensão profunda e a aplicação prática do conhecimento, essa abordagem prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo real de maneira mais eficaz, desenvolvendo habilidades que vão além da sala de aula.
Em um cenário educacional em constante transformação, a abordagem de Grant Wiggins e McTighe oferece uma perspectiva sólida e inovadora para os educadores que desejem criar experiências de aprendizagem verdadeiramente significativas. Ao colocar a compreensão no centro do processo, essa metodologia não apenas beneficia os alunos, mas também inspira professores a se tornarem arquitetos do conhecimento, moldando o futuro com cada aula ministrada.