Quem é professor nos dias atuais sabe como é difícil atrair a atenção e despertar a vontade de aprender nas crianças, essas “nativas digitais”. Diante disso, é preciso estar sempre atento às novidades da tecnologia e usá-la em prol da aprendizagem.
Inspirada no compartilhamento da Professora Neide Brito (Salvador – BA), que também trabalha em uma escola UNOi, a Professora Taís, da disciplina de Matemática, desenvolveu uma atividade com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando o aplicativo Plickers.
O Plickers é uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula.
O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados. Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, critérios de avaliação, dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi seu desempenho.
As crianças demonstraram euforia e entusiasmo. Ao final da aula, disseram que gostaram muito da forma que a aula foi ministrada, que aprenderam de forma descontraída e fizeram uso da tecnologia. Utilizaram o termo “educativo”, para definir como foi a aula; que a atividade proposta “estimulou muito o cérebro”; e que eles tiveram que “raciocinar muito”.
Meu agradecimento a Professora Neide por ter sido tão prestativa em repassar detalhes a respeito da atividade e do uso correto do aplicativo. Obrigada por sanar minhas dúvidas de maneira tão solícita e contribuir para uma aula ainda melhor e mais significativa!
“O conhecimento só se torna imprescindível e recompensador quando compartilhado.” – Evan do Carmo