Uma das dicas sábias que está presente no repertório de líderes e pessoas prósperas é bastante pragmática: para se obter sucesso e triunfar, antes de tudo é necessário estabelecer objetivos. Sem saber o que se quer alcançar, pessoas e organizações podem se perder no caminho, acabando à deriva. Entretanto, com o destino bem definido, é possível planejar o passo a passo, recalcular rotas quando necessário, ampliar ou reduzir prazos, otimizar recursos em nome do atingimento daquilo que se almeja. Em uma escola, este cenário não é diferente: os desafios e o contexto vão sempre mudando e, para estabelecer processos de ensino-aprendizagem consistentes e acolher alunos e professores da melhor maneira, é necessário ter a clareza das metas e dos objetivos para poder traçar um plano de ação detalhado.
No âmbito pessoal, os indivíduos podem descobrir e definir seus próprios sonhos e desejos, traçando o caminho de forma bastante livre, sem a necessidade de dividi-los com outras pessoas, tampouco oficializá-los. Por outro lado, uma escola se constitui graças à colaboração de muitas mãos e para que todos os atores caminhem na mesma direção, é preciso formalizar objetivos, metas e planos de ação. Mais do que isso: em nome da boa gestão do conhecimento e da transparência é necessária uma documentação que sirva de suporte para tais definições. Dessa maneira, o destino pode ser facilmente compreendido e compartilhado, encorajando todos os participantes do funcionamento da instituição a contribuir cotidianamente.
Se você faz parte do mundo escolar atual, é bem provável que conheça um documento chamado Projeto Político Pedagógico (PPP), uma ferramenta que contribui para que as escolas organizem e formalizem planos e objetivos – e tudo aquilo que permeia sua execução – permitindo que todos os participantes da comunidade fiquem familiarizados com o que a escola se propõe e aonde ela quer chegar. Em outras palavras, o PPP é um documento que orienta e direciona as práticas educativas de uma instituição de ensino, uma ferramenta útil que funciona tal como um ótimo GPS.
Tirando o PPP da gaveta
Um ponto muito importante que gostaríamos de trazer para a nossa discussão, é o fato de que o PPP é um documento obrigatório: a Lei de Diretrizes e Base (LDB), atribui aos estabelecimentos de ensino o dever de elaborar e executar, de forma democrática, seus Projetos Pedagógicos. Sendo assim, todas as escolas, obrigatoriamente, devem elaborar um PPP.
Agora que entendemos que a escola possui um PPP, a pergunta que fica é: o que, de fato, está sendo feito com este documento? Pensando no seu contexto, será que a sua escola deixou o PPP na gaveta ou ele está à mão (atual, organizado e vivo) para que as práticas escolares estejam alinhadas com o que foi definido?
Para que o PPP tenha sentido, sua revitalização, com atualizações e revisões periódicas, deve ser feita de forma contínua e dinâmica tendo em vista as mudanças sociais, políticas e culturais que ocorrem constantemente. Tomemos como exemplo o período pandêmico: assim como muitos fatores da nossa vida, os PPPs das escolas também tiveram de ser adaptados e atualizados. Embora não fosse permitido frequentar a escola fisicamente, as equipes gestora e pedagógica, o alunado e até mesmo a equipe administrativa, tiveram que comparecer às aulas virtuais em ambientes online, síncronos ou assíncronos, no intuito de continuar a cursar o ano letivo. Tudo de uma forma totalmente inesperada e inovadora.
Neste contexto, a equipe gestora, de forma muito dinâmica e flexível, foi obrigada a revisar os planos de ação, adaptando-os para que os objetivos e as metas fossem seguidos, mesmo com todas as dificuldades de um cenário totalmente insólito. É possível que as escolas que possuíam o seu PPP atualizado tiveram mais facilidade em se reinventar, pois, apesar dos meios e da forma terem de ser redesenhados, sabia-se o objetivo final. Além disso, revisitar o documento permite que o material esteja sempre alinhado aos princípios e valores da escola, como a autonomia dos alunos, conexão com as tendências educacionais e muito mais. Uma realidade totalmente diferente de escolas que estavam apenas seguindo o dia a dia de forma automática, sem reflexões, sem saber para onde se queria caminhar.
Por que atualizar o PPP?
A educação não é uma área estática e as necessidades dos estudantes e da sociedade estão em constante transformação. Sendo assim, a atualização do PPP é de extrema importância e é fundamental que as práticas pedagógicas se adaptem às novas demandas e sejam capazes de preparar os estudantes para as mudanças que ocorrem dia após dia. Outro fator que deve ser considerado para a constante revitalização e alinhamento do PPP são as novas necessidades e possibilidades que se apresentam ao longo do tempo. Para garantir a qualidade da educação oferecida pela instituição de ensino, as novas tecnologias e metodologias devem ser abordadas e consideradas.
Também é importante lembrarmos que um PPP atualizado e acessível, pode contribuir para a melhoria do clima escolar e para o engajamento dos estudantes, das famílias e professores. Quando todos os envolvidos com a comunidade escolar se sentem representados e participam ativamente do processo de atualização do projeto pedagógico, a sensação de pertencimento e de identificação com a escola é maior, o que pode levar a uma maior motivação e comprometimento dos estudantes, pais, responsáveis e professores. Ou seja, manter o PPP em dia faz parte das práticas de uma escola que quer manter-se atual e moderna, proporcionando a participação da comunidade escolar de maneira ativa e significativa.
Como realizar a atualização do PPP?
Muitos gestores optam por realizar a atualização do PPP no início do ano, para que, dessa forma, possam analisar o que foi escrito anteriormente, relacionando-o com dados das avaliações realizadas sobre o ano que passou. Nasce a oportunidade de se formular novos planos de ação que possam estar de acordo com o momento da escola, dos alunos e da comunidade ao redor. Mas esta não é uma regra, já que cada escola deve avaliar o melhor momento para que esta prática seja realizada da melhor forma.
Nesse sentido, compreendemos que revisar este documento não é tarefa fácil e muitas perguntas vêm à tona: como esta revitalização deve ser feita? Existem exemplos ou modelos a serem seguidos? É necessário sempre iniciar sua escrita do zero? Existe algum modelo a ser seguido, alguma guia?
Poderíamos dizer que “sim”. Entretanto, para que um bom PPP seja acompanhado, seu conteúdo deve ser específico para cada escola: toda instituição está inserida em um contexto único e rico, que deve ser explorado ao máximo. Por exemplo, uma escola de Educação Infantil conta com um cenário totalmente diferente do cenário de uma escola de Ensino Médio, mesmo que elas estejam localizadas na mesma rua. Escolas da mesma etapa de ensino, que estejam em localidades totalmente distintas, também enfrentam realidades diferentes, e, portanto, problemas e desafios desiguais. Cada escola é autônoma e independente para a criação e a atualização do PPP. Afinal, todas as características e particularidades devem ser usadas a favor da construção de uma escola de qualidade, atenta e atual, tendo em vista a formação integral dos estudantes, que extrapola o conteúdo curricular e, assim, contribuir para a educação de nossa sociedade.
A relevância do PPP pode deixar alguns gestores preocupados e inseguros para realizarem sua escrita. Uma dica que pode ajudar a acalmar os ânimos é: busque cursos e orientações especificas para a criação ou atualização do documento. As secretarias de educação locais podem fornecer este tipo de assessoria, assim como outras instituições voltadas para a gestão escolar. Além de ajudar na própria escrita e reescrita do PPP, estar em contato com outras pessoas que também estão encarando este desafio pode tornar o processo bastante potente, com trocas significativas.
Vimos que a atualização do PPP não deve ser vista como um processo banal ou trivial, muito pelo contrário: é algo fundamental para que a escola tenha objetivos definidos, de forma clara e acessível. É necessário que haja um comprometimento da equipe gestora, dos professores, dos estudantes e dos pais ou responsáveis, além de uma avaliação crítica e reflexiva sobre as práticas educativas desenvolvidas. Sendo assim, a atualização do PPP deve ser um processo contínuo, que envolve uma análise cuidadosa das práticas pedagógicas e a busca constante por novas formas de atender às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral. Vamos embarcar nessa?