Para ilustrarmos o quanto essa relação é importante, temos um convite! Imagine que está olhando para um cubo dividido ao meio. Metade dele será alimentado pelos ensinamentos que nascem na família, como os valores, os sonhos e a cultura que norteia as decisões daquele grupo de pessoas. Já a outra metade do cubo será alimentada pela que a escola oferece, ou seja, informação de qualidade, teorias sistematizadas ao longo de séculos e caminhos para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. Em outras palavras, tudo que é trabalhado em sala de aula diariamente, como: autonomia, colaboração, inteligência emocional, curiosidade e pensamento lógico.
Por mais que cada metade seja completa em si, o cubo não poderá existir se um dos dois lados estiver faltando. E é exatamente isso que acontece quando não existe sinergia entre a escola e a família. Sem saber, muitas vezes, o aluno se encontra em uma jornada que será marcada por limitações e barreiras que irão dificultar o seu progresso. Da dificuldade em estar realmente presente durante as aulas à falta de disciplina para entregar atividades propostas para casa, o descompasso pode deixar marcas que vão muito além dos resultados insatisfatórios em avaliações. Quando olhamos para o ser humano – e não só para as notas – entendemos que acolhimento, apoio e confiança são fundamentais para o bem-estar de um estudante.
“O dia vai além do tempo que o aluno está na escola. Por isso, quando olhamos para a integralidade dos cuidados que podemos ter com ele, é importante que tenhamos uma parceria que extrapole os muros da escola. Nesse sentido, é essencial que os pais estejam presentes no dia a dia, demonstrando curiosidade sobre o que foi trabalhado na escola, por exemplo, e acompanhando a agenda. É importante gerar a percepção de que aquilo também é parte da rotina deles”, afirma Leonardo Rabelo, Gerente de Serviços Educacionais na Santillana Educação. “Essa parceria traz segurança e qualidade no aprendizado e, claro, abre as portas para que tenhamos o desenvolvimento de cidadãos preparados para os desafios que irão encontrar na vida adulta”, complementa Leonardo.
Com atitudes simples, conseguimos grandes mudanças e resultados, impactando tanto o comportamento do aluno quanto o seu aprendizado. E é pensando nisso que a proposta de UNO vai muito além do que pode ser visto no material didático. A excelência está presente também na proposta de trabalho que abrange as competências socioemocionais e a construção de laços com os familiares e responsáveis, elementos fundamentais desenvolvimento dos estudantes, pequenos ou adolescentes.