A vida no cotidiano escolar é composta por espaços e momentos repletos de informações valiosas para o aprimoramento da educação e para desenvolvimento dos alunos. Por isso, o UNOi lançou mais uma iniciativa inovadora: o Projeto Recreio – que convida as escolas a observarem de forma sistemática os territórios líquidos como a entrada, a saída, o pátio, a quadra, a biblioteca, o intervalo, o recreio – para coletar dados valiosos sobre a escola e o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.
O Projeto Recreio, baseado na pedagogia líquida, elencou cinco temas importantes: violência, racismo, sustentabilidade, nutrição e uso de celulares aliados à metodologia de observação com três abordagens complementares: observações gerais, observações amostrais e entrevistas rápidas. A metodologia é implantada durante os momentos informais e as vivências nos espaços líquidos das escolas – fundamentais para a construção da identidade e das relações dos estudantes. Essa diversidade de observações e dados permitem uma análise profunda e estruturada baseada em informações concretas e organizadas.
O Projeto Recreio ajuda sua escola a oferecer uma educação mais intencional e integrada, contribuindo para a formação de cidadãos plenos.